Sistema Democrático e Eleições para Monitores de Sala

AUTOR
Professor Alexandre Donato, quinto ano B

A aula começou explicando o conceito de democracia, onde o poder é exercido pelo povo, principalmente por meio do voto. Os alunos aprenderam sobre cargos políticos, contextualizando com o momento eleitoral da cidade. Em seguida, participaram de uma eleição simulada para escolher monitores de sala. Tiveram a chance de se candidatar, vivenciando desde a candidatura até a votação. No laboratório de informática, os alunos criaram santinhos políticos. Um grupo foi orientado a usar a plataforma de criação e ajudou os demais. Isso promoveu cooperação, além de desenvolver habilidades tecnológicas e criativas.

Cada aluno elaborou um folder de campanha, escolheu um número de candidatura e confeccionou seu título de eleitor, incentivando a escrita e organização. Durante a eleição, alguns atuaram como mesários, organizando a documentação e entregando bottons aos eleitores, reforçando a transparência e organização do processo. A atividade conectou o conteúdo com a realidade fora da escola, mostrando a importância da voz de todos na eleição.

Os alunos demonstraram grande engajamento, e a expectativa pelo resultado foi o ponto alto. A comemoração refletiu o entusiasmo com o processo eleitoral. A aula desenvolveu habilidades sociais, de cooperação e cidadania, fortalecendo o aprendizado teórico de forma prática e interativa.

Após a votação, os alunos pesquisaram no laboratório a matéria "Aumento de população jovem votante em 2024", percebendo o crescente interesse da juventude no cenário político do país.
































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