Cordel

Autora: professora Requildes R. Goltz, 5º ano A

Trabalho desenvolvido com o gênero textual Cordel, previsto em nosso planejamento bimestral. Como ponto de partida, utilizamos o livro de Arlete Holanda “ O Fantástico Mundo do Cordel”. 

Realizamos a leitura compartilhada do mesmo e, durante a leitura, foi despertada a curiosidade dos alunos em conhecer ainda mais este gênero textual, bem como a técnica da xilogravura, utilizada nas ilustrações dos cordéis.  Ao longo da história são citados alguns cordéis famosos, como: Juvenal e o Dragão,  Auto da Compadecida, Romance do Pavão Misterioso, Coco Verde e Melancia, Mariquinha e José de Sousa Leão e outros mais. 

Divertimo-nos assistindo ao filme “Auto da Compadecida”,  com as malandragens e proezas  de Chicó e João Grilo. Realizamos a leitura da Ficha Técnica do filme, bem como a sinopse das personagens da história, cada um com suas características particulares. Assistimos: a Vídeo Aula (Click Ideia) sobre a Literatura do Cordel, a reportagem do Jornal Hoje sobre J. Borges – cordelista e gravurista nordestino – conhecido  no mundo todo por suas obras e vídeos sobre a técnica da xilogravura em EVA ou isopor. Fizemos, em sala, a técnica da xilogravura em isopor e EVA. 

Alguns alunos ficaram surpreendidos e outros decepcionados com o resultado da técnica, mas todos gostaram de realizá-la. Para encerrar, realizamos a leitura compartilhada do Cordel “Pavão Misterioso” e como proposta de escrita, lancei o desafio aos alunos de tornar o romance do cordel em um texto narrativo






.

Comentários