Discussão sobre Trabalho Infantil

AUTORA
Professor Alexandre Donato Melo, quintos anos B e C

A aula começou com uma situação-problema perguntando aos alunos sobre o significado do dia 12 de Junho. Os alunos foram incentivados a compartilhar suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o tema.Após a introdução, houve uma conversa coletiva sobre o que é trabalho infantil. Os alunos participaram ativamente, levantando questões e discutindo exemplos que conheciam ou ouviram falar. Foi apresentado um vídeo educativo (https://www.youtube.com/watch?v=sumsvFVUGxg) que explica a Lei 11.542 e descreve as condições que configuram o trabalho infantil. O vídeo ajudou a contextualizar e fornecer informações detalhadas sobre o tema.Após a exibição do vídeo, os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo recebeu a tarefa de produzir contos, ilustrações e cartazes que retratassem a problemática do trabalho infantil e a importância de combater essa prática. Os grupos trabalharam de forma colaborativa, discutindo ideias e desenvolvendo suas produções criativas. No final da aula, cada grupo apresentou seus trabalhos para a turma. Os contos, ilustrações e cartazes foram expostos e discutidos, permitindo uma reflexão coletiva sobre as diferentes formas de abordar e entender o trabalho infantil. Os alunos demonstraram um bom entendimento sobre o significado do Dia 12 de Junho e o que é considerado trabalho infantil.Houve um engajamento significativo durante a discussão e as atividades em grupo, com participação ativa e colaboração entre os alunos. As produções dos alunos (contos, ilustrações e cartazes) refletiram uma compreensão crítica do tema e foram criativas e informativas.


















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