videoaula gratidão

AUTORA
Professora Beatriz Fernandes Correa, 4º ano A

O que significa gratidão para você?

Por que é importante sermos gratos, os alunos do 4 na A da escola Mariana tiveram a oportunidade de assistir e fazer reflexões sobre o tema.

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio em favor de outra.

Gratidão ocorre sempre que alguém faz alo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperara nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como o amor, fidelidade e amizade. A palavra gratidão tem origem no termo do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido ou rato.

Destaca-se que os alunos optaram por fazer vídeos relatando sobre esse sentimento, ainda, agradeceram por ações de seus familiares, não por objetos.

Ressalta-se que a educação socioemocional está prevista na BNCC, assim a videoaula agregou relevantes contribuições para a turma compreender seus sentimentos, bem como fazer reflexões sobre bons acontecimentos em suas vidas. Aprendemos que, também, podemos ser gratos por diferentes experiências, até as ruins, porque, geralmente, aprendemos uma lição de vida.

O sentimento genuíno de gratidão pode estar ligado à sensação de bem-estar em relação às nossas emoções. Nos sentimos mais prósperos, tranquilos e felizes.

Assim, se a gratidão traz bem-estar, por que não compartilharmos esse sentimento?

A turma decidiu fazer um “Desafio da gratidão para as outras escolas” enviamos o desafio através da rede social WhatsApp, e vamos aguardar os vídeos de resposta. Porque ser grato envolve reconhecer que há algo bom no mundo e que dependemos uns dos outros para sermos pessoas melhores e mais felizes.

































Comentários