Projeto de Leitura: Mariana Lê

AUTORA
Professora Beatriz Fernandes Correa, 4º ano A

A Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte, comprometida com o letramento dos alunos, valoriza o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de leitores competentes. Nesse sentido, todas as turmas da escola desenvolvem projetos de leitura. A turma do 4º A matutino dedica diariamente um momento especial à Hora da Leitura, oportunidade em que os alunos escolhem obras literárias infantojuvenis e se entregam ao prazer da leitura.

Conscientes da importância de estimular o processo de leitura não apenas na escola, mas também no ambiente familiar, os alunos levam consigo além de livros, também, o Jornal da Manhã para compartilhar com seus entes queridos as experiências de leitura adquiridas em sala de aula.

Como professora, tenho o hábito de leitura como parte intrínseca de minha formação intelectual e, por isso, incentivo meus alunos a se tornarem leitores ávidos e críticos. Compreendo que cada aluno tem suas próprias subjetividades e necessidades de aprendizagem, por isso, busco diversificar as atividades e desafios de leitura propostos em sala de aula.

Seja por meio de livros físicos ou digitais, ou ainda através do acesso a bibliotecas virtuais, procuro proporcionar aos alunos as condições ideais para que possam fruir do prazer da leitura e desenvolver suas habilidades leitoras. Assim, acredito que a formação de leitores críticos e competentes é uma tarefa coletiva que envolve não apenas a escola, mas também as famílias e a sociedade em geral.

Em suma, o professor leitor é fundamental para estimular o prazer da leitura entre seus alunos. Ele não apenas ensina a ler, mas também compartilha sua paixão pelos livros e ajuda os alunos a desenvolver a compreensão crítica dos textos. Com o apoio do professor leitor, os alunos podem descobrir o prazer da leitura e se tornarem leitores mais críticos e reflexivos ao longo de suas vidas.



















Comentários