A magia de Ruth Rocha na Escola Mariana Garcez Duarte, Castro PR

AUTORA
Professora Beatriz Fernandes Correa, 4º ano A

A Escola Mariana tem como premissa o desenvolvimento de projetos pedagógicos que estimulam a leitura como uma prática social. Em 2023, está programada a realização de uma Feira Literária e a turma do 4º ano A já iniciou as atividades pedagógicas. A autora escolhida para esta iniciativa foi Ruth Rocha, uma das maiores escritoras brasileiras e uma sumidade na área de literatura infantil no país e no cenário internacional.

Na primeira aula do projeto da Feira Literária, os alunos fizeram a apreciação da biografia da autora, onde descobriram que Ruth Rocha completou 93 anos em 02 de março, além de aprenderem sobre seu extenso currículo e ficarem maravilhados com todos os prêmios recebidos pela excelência de suas obras.

Na segunda aula, a turma leu a obra "Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias", um clássico da literatura infantojuvenil brasileira premiada no país. Utilizando recursos educacionais digitais, os alunos puderam acessar a obra por meio do QR Code, que é uma ferramenta fundamental para ampliar o letramento digital dos alunos desde os anos iniciais do ensino fundamental, conforme a BNCC 2017.

Com a leitura da obra, os alunos foram estimulados a refletir sobre a importância da leitura na formação do indivíduo e sobre o papel da literatura na sociedade. Essa atividade contribuiu para a formação de uma consciência crítica e para o desenvolvimento do pensamento reflexivo.

Cumpre destacar que a literatura é um direito humano, garantindo-se o acesso tanto à produção literária nacional quanto internacional, bem como o direito ao deleite, ao prazer da leitura, o qual deve ser propiciado desde a infância.











Comentários