SESSÃO CINEMA AZUL MARCA O DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO NA ESCOLA MARIANA

AUTORA
Professora Ariane Schislowiscz, 1º ao 5º ano e Classe Especial

Em alusão ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, celebrado neste sábado, 2/04, data definida pela Organização das Nações Unidas, a Escola Municipal Profª Mariana Garcez Duarte, realizou a ação “Lugar de Autista é em Todo Lugar”, tema da campanha nacional.

Com o intuito de amplificar o debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a escola que possui 6 autistas matriculados promoveu nesta sexta-feira (1), a Sessão Cinema Azul, com 4 sessões no período matutino e 3 sessões no período vespertino, com a exibição de filmes às turmas de 1º ao 5º ano. A primeira animação exibida foi “André e o autismo”, personagem autista da Turma da Mônica, criado para introduzir os aspectos do TEA no universo da Turma da Mônica, com o objetivo de levar mais informações sobre o autismo para as pessoas de forma lúdica e simples. Foi uma excelente oportunidade das crianças que ainda não conhecem o personagem André aprenderem sobre diversidade e inclusão social, disse a professora Dáfini Andrade.

A segunda animação “Autismo: coisas fantásticas acontecem” explica com empatia e de forma lúdica o que é o transtorno do espectro o autista e como funciona a mente destas crianças. Com linguagem positiva, a animação mostra quais são as principais características de pessoas com autismo.

Tais ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação buscam através de uma linguagem clara e lúdica, estimular o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças para a formação integral de cidadãos conscientes e conhecedores de seus direitos.

“A inclusão das crianças com necessidades especiais na comunidade escolar é importante para que elas desenvolvam ao máximo as suas habilidades e competências, esse é o nosso objetivo”, explica a diretora da escola Mariana, Vivian Katzenwadel.

Segundo a coordenadora pedagógica, Ariane Schislowiscz, a programação planejada para a comemoração desta data busca sensibilizar o olhar de alunos e de toda equipe para uma prática sistematicamente inclusiva. "Porque o autista não é só da professora da turma, da família ou da educação especial, ele é de todos nós. Entendemos que estudar e aprofundar nossos conhecimentos sobre o TEA para educar com competência e amor é um compromisso de todos os profissionais que atuam na escola. A data de hoje é alusiva, mas em nossa escola, cotidianamente discutimos estratégias facilitadoras sobre recursos pedagógicos, visuais e de intervenção para que se garanta a igualdade de oportunidade de aprendizagem dessas crianças”, disse.

Além da exibição da sessão Cinema Azul, os alunos desenvolveram produção de cartazes, desenhos e textos discutindo a temática, assim como teve turminha produzindo cartinha para os amigos especiais. Um dia memorável na vida de todos nós, especialmente de nossos “artistas autistas”, com se intitulou hoje um deles.









Comentários